O que é o Desk Data?
O Desk Data é uma plataforma que oferece o acesso automatizado a informações públicas sobre pessoas, empresas, processos judiciais, veículos e endereços, em conformidade com a Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Qual é a origem os dados?
As informações retornadas nas consultas realizadas no Desk Data são extraídas direta e indiretamente de fontes públicas de alta confiabilidade, como portais governamentais, diários oficiais, cartórios públicos, entidades de classe e registros acadêmicos.
Os dados são capturados em tempo real, no momento da solicitação, diretamente das fontes responsáveis por sua publicação. Essa abordagem garante informações mais atualizadas e dispensa a manutenção de banco de dados próprio para armazenamento prévio.
Posso solicitar a remoção dos meus dados?
Como as informações são capturadas diretamente de fontes públicas, ao invés de serem previamente armazenadas em banco de dados interno, não é possível solicitar a remoção de dados diretamente no Desk Data. Caso deseje a remoção ou correção de alguma informação, o pedido deve ser realizado diretamente à entidade ou órgão responsável pela publicação original dos dados.
Posso solicitar o bloqueio de consultas aos meus dados?
Você pode solicitar o bloqueio de novas consultas aos seus dados na plataforma. Essa solicitação deve ser encaminhada pelo titular dos dados, mediante o correto preenchimento do formulário de solicitação de bloqueio de consultas disponível nesta página, acompanhado de documentos que comprovem sua identidade. As informações enviadas são utilizadas exclusivamente para verificação da identidade do solicitante, conforme previsto no artigo 18 da LGPD. Esse bloqueio não altera a disponibilidade dos dados nas fontes em que foram publicados.
Qual é o prazo para o atendimento da solicitação?
Após o correto envio da solicitação de bloqueio de consultas, nossa equipe irá analisar as informações encaminhadas e responderá ao e-mail informado no formulário em até 15 dias corridos, conforme previsto no artigo 19, inciso II, da LGPD.